sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

São José da Matense é campeão paraibano de Downhill

Arthur Teixeira disputa primeira etapa da Copa Nordeste de Downhill este fim de semana na Paraíba.

Arthur Teixeira é o atual Campeão Paraibano na categoria Rígida. (Foto: Arquivo Pessoal)
A Copa Nordeste de Downhill 2015 será aberta neste sábado (31) no distrito de Galante, em Campina Grande. As provas serão realizadas no sábado e no domingo e abrem a temporada do ano para a modalidade no país, já que vão contar com atletas de quatro estados e serão válidas pelo ranking nacional. As categorias são Elite, Master, Sub 30, Junior, Hardtail e Estreante. O esporte consiste em uma descida rápida de bicicleta em terrenos acidentados. Quatro paraibanos disputam a competição e um dos destaques e grandes promessas é o atual Campeão Paraibano, Arthur Teixeira.
O ciclista disse à reportagem do Jornal com Poesia que a pista da pedra de Santo Antônio em Galante é uma das mais rápidas do país e, por isso, a competição será muito boa, principalmente para o público que for assistir ao evento. "Essa pista exige muito dos pilotos e é a primeira vez que sediará uma prova oficial. Como os atletas que vêm para cá são de alto nível, nós acreditamos que essa prova será muito disputada", disse.

Arthur venceu em Guarabira. (Foto: Arquivo Pessoal)
Arthur Teixeira é do distrito campinense São José da Mata. Ele está se preparando diariamente para as competições. O ciclista, que é também técnico em eletrônica, venceu o Desafio Frei Damião de Downhill 2014 na categoria Rígida e se sagrou campeão paraibano com os resultados obtidos. 
O atleta entrou no esporte aos 14 anos de idade e conta que utilizou uma bike emprestada no início da carreira. Hoje é ele mesmo quem constrói suas próprias bicicletas. "Minha primeira disputa nesta idade foi logo de cara na categoria Sub 30 e fiquei na sexta posição, o que é considerado um resultado muito bom, principalmente para um adolescente", relatou. Em 2014, já com 23 anos, Arthur foi o vice-campeão nordestino da modalidade. "Fiquei apenas cinco pontos atrás do campeão e não fui o vencedor porque não pude disputar todas as provas por falta de patrocínio. Em todas as que fui venci, mas acabei perdendo muitas por falta de recursos para as viagens", lamentou. 
O evento deste fim de semana na Paraíba é realizado pela equipe DH Paraíba, que é encabeçada por Arthur. Os 40 integrantes formam a maior equipe de Donwhill do país. "Com o pagamento da mensalidade desses membros, reestruturamos pistas, custeamos gastos com eventos e com a própria equipe nas competições, mas não contamos com nenhum patrocínio", explicou.
Uma das pistas construídas pela equipe fica na Serra de Joaquim Vieira, em São José da Mata. Em março de 2015, dentro dos festejos do padroeiro da localidade, uma prova será realizada na pista, abrindo o Campeonato Paraibano. Há dois anos o local não sediava competição oficial. 
Por este espírito de atleta que batalha para manter o esporte mesmo enfrentando dificuldades, Arthur acabou inspirando outros aprendizes em São José da Mata que hoje já até disputam competições. "Tem várias pessoas daqui praticando o esporte e inclusive outras modalidades ligadas à bicicleta. Eu estou muito feliz com as minhas conquistas e vou continuar batalhando pelos meus sonhos", finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário